top of page
Buscar

Dia Mundial do Braille

Atualizado: 5 de jan. de 2023

Você sabia que o Braille foi criado por um jovem de apenas 15 anos?


Louis Braille perdeu a visão em um acidente que sofreu na infância e em 1824 com apenas 15 anos desenvolveu um código para o alfabeto francês em uma melhoria para a "escrita noturna". A escrita noturna por sua vez, foi desenvolvida por Charles Barbier em resposta ao pedido de Napoleão Bonaparte para que seus soldados pudessem se comunicar entre si de maneira silenciosa e sem nenhuma fonte de luz.


Em 1821, Barbier visitou o Royal Institute for the Blind onde conheceu Louis que identificou 2 defeitos principais no código, o primeiro representando apenas sons, o código era incapaz de renderizar a ortografia das palavras. O segundo, o dedo humano não poderia englobar todo o símbolo de 12 pontos sem se mover, e portanto, não poderia se mover rapidamente de um símbolo para outro. A solução de Braille foi usar células de 6 pontos para atribuir um padrão específico para cada letra do alfabeto.


As 10 primeiras letras do alfabeto usam 4 pontos superiores, enquanto as 10 próximas são idênticas, porém com a adição de um ponto na posição 3. Essa distribuição é chamada de Década e pode ser vista mais facilmente no gráfico abaixo.















Alfabeto Braille


O grande ganho com essa criação, é a inclusão das pessoas com deficiência auditiva em todos os locais públicos, fazendo com que essas pessoas sejam mais autônomas. Obrigado, Louis Braille, sua determinação mudou o rumo da história para muitas pessoas!

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page