
Olá, tudo bem?
Você mesmo que não seja um profissional das artes gráficas ou do design, já deve ter ouvido falar nesses 3 padrões de cores né? Mas afinal, qual a diferença e onde aplicar cada uma dessas cores? Posso usar todas em impressos? Qual cor é mais fiel?
Calma! A gente te ajuda a entender essas diferenças.

Complexidade
Para não errar, é preciso prestar atenção em alguns detalhes. Veja a imagem ao lado por exemplo. Fica totalmente nítida a diferença entre elas?
Se sua resposta foi não, essa é a ideia. E por não haver diferença é o que torna mais complexo saber onde e como aplicá-las.

PANTONE
A Pantone é uma empresa especializada no desenvolvimento de tintas gráficas, que desenvolve seus produtos a partir da combinação de diversos pigmentos para a criação das cores que chamamos especiais, inclusive algumas delas com acabamento metalizado. Esse sistema foi desenvolvido e padronizado ao longo dos anos e a Pantone se tornou referência mundial no mercado de cores. Para se ter uma ideia disso, designers do mundo todo e alguns amantes das cores, aguardam ansiosamente a divulgação da Cor Do Ano, tema que já falamos nesse blog, que é a escolha baseada na psicologia das cores.
Uma nota técnica sobre o padrão Pantone, é que ele possui uma gama de cores muito maior que as gamas de RGB e CMYK, o que torna bem complexa a conversão de cores para esses perfis.

RGB
O RGB (Red / Green / Blue) é um sistema de cores aditivos, ou seja, ela adiciona cores por meio de luz para criar novas cores, independente de haver ou não luz externa. É o sistema de cores utilizados em dispositivos eletrônicos, como esse que você está utilizando agora. Sua gama de cores é maior que a CMYK porém menor que a Pantone.

CMYK
CMYK é um sistema de cores subtrativo e o mais utilizados na indústria gráfica (e também na impressora da sua casa). O CMYK significa Cyan / Magenta / Yellow / Key ou Black - também já falamos do Key neste blog - onde a mistura desses pigmentos reproduz a maioria das cores do espectro.
PRETO PURO OU COMPOSTO?
No CMYK, dependendo da aplicação, como em textos por exemplo, o ideal é usar o preto puro, ou seja:
C - 0%
M - 0%
Y - 0%
K - 100%
Em outras aplicações, quando a área de impressão é maior, já é recomendado que usemos preto composto para deixar o preto mais escuro e consequentemente mais bonito. Nesse caso temos algumas variações de calço de preto:
C - entre 40% e 60%
M - 0%
Y - 0%
K - 100%
ou também
C - 40%
M - 30%
Y - 20%
K - 100%

RESUMO
Se você estiver desenvolvendo uma peça para internet, redes sociais, blogs, etc... opte pelo RGB que tem cores mais vivas e saturadas. Se for uma peça para impressão, como folhetos, embalagens, rótulos, etc... (e que você vai orçar com a gente né? 😉) opte pelo CMYK ou dependendo do seu manual de identidade visual, o Pantone.
Ficou alguma dúvida, fale com nosso time de especialistas em artes gráficas que teremos o prazer em oferecer o suporte e a melhor alternativa para seus impressos.
Até a próxima!
Comments